Terenos Carregando...

Tema da redação do Enem 2025 foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 teve como tema da redação “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A informação havia sido divulgada no domingo (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio da rede social X (antigo Twitter).

Além da produção textual, os participantes realizaram, na tarde de ontem, as provas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas. A aplicação começou às 13h30 e foi encerrada às 19h, no horário de Brasília.

O tema da redação dialogou com debates recentes sobre etarismo, inclusão social e políticas públicas voltadas à população idosa. No início do mês, a Agência Brasil havia publicado reportagens mostrando exemplos de profissionais com mais de 80 anos que permanecem em atividade e superam preconceitos, além de especialistas que apontaram o convívio entre gerações como estratégia fundamental para combater a discriminação por idade. Em outra série especial, veiculada em junho do ano passado, o envelhecimento da população LGBTQIA+ também foi tema de discussão sobre saúde, acolhimento e respeito à diversidade.

Como foi a redação

Os candidatos tiveram que elaborar um texto dissertativo-argumentativo, em prosa, com até 30 linhas, apresentando um ponto de vista sobre a situação-problema proposta. Para alcançar uma boa nota, era necessário defender uma tese com argumentos consistentes e apresentar uma proposta de intervenção social, respeitando os direitos humanos. Propostas que incitassem violência, discriminação ou violações resultaram em nota zero nesse critério.

Compartilhar: