As repartições públicas de Campo Grande vão parar por 10 dias no fim do ano. O recesso foi determinado pela Semadi (Secretaria Municipal de Administração e Inovação) e, segundo o texto, tem objetivo economizar “no consumo de energia, água e outros produtos de gasto diário” dos servidores.
Conforme publicação feita em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), nesta quarta-feira (5), o recesso para comemoração de Natal e Ano Novo será nos períodos de 22 a 26 de dezembro e de 29 de dezembro a 2 de janeiro de 2026.
As datas, no entanto, não são novidades. Em outubro, uma resolução também publicada no Diogrande definiu os dias de descanso, mas em condições diferentes: os servidores iriam se revezar entre os dois períodos e depois teriam que compensar a folga. O novo texto apenas determina o recesso.
A explicação é o contingenciamento orçamentário e contenção de despesas revelados pela reforma administrativa feita pela prefeitura como forma de buscar o reequilíbrio financeiro e a recuperação da capacidade de investimento do município.
As medidas também resultaram na redução da carga horária dos servidores. Desde o dia 3 de novembro, o novo horário de expediente ocorre das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira. A mudança não se aplica a escolas, unidades de saúde e outros serviços que são considerados essenciais.
Redução de gastos
Além do recesso “obrigatório” e da redução do expediente, a prefeitura determinou a redução de salários de cargos comissionados e dirigentes, corte de 20% do salário da prefeita, vice-prefeita, procuradora-geral do município, secretários, diretores-presidentes e seus adjuntos, incluindo os secretários-executivos.
Ficou determinado, também, a proibição de pagamento de horas extras e gratificações. O pagamento não será feito em plantões ou gratificações pelo trabalho além do horário estabelecido.
A situação se manterá por 120 dias.
Confira os locais que tiveram os horários alterados:
SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) – passa a funcionar até 13h30, de segunda a sexta-feira;
CadÚnico (Central do Cadastro Único) – atendimento até 13h30 na unidade do bairro Amambaí e no posto localizado no bairro Dom Antônio;
Centros de Convivência e Centros de Convivência do Idoso – Locais como o Vovó Ziza só ficarão abertos até 13h30;
Emha (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) – funciona até 13h30 na sede da Vila Glória e até 13h no posto do Pátio Central Shopping;
Subea (Superintendência do Bem-Estar Animal) – localizada na Rua Rui Barbosa, terá atendimento até 13h30, distribuindo 30 senhas diárias para atendimento de cães e gatos pela manhã;
Central de Atendimento ao Cidadão – por atender diversos serviços da prefeitura, passa a atender das 7h30 às 16h;
Semu (Secretaria Executiva da Mulher) – com novo horário, não informou o que ocorrerá com as atividades marcadas previamente para o período da tarde;
Agetran (Agência Municipal de Transportes) – o atendimento ao público ocorrerá das 07h30 às 13h, de segunda a sexta-feira.











