Neste sábado (5), o eterno “Capitão Nascimento” recebeu a tão aguardada Palma de Ouro de Melhor Ator pelo Festival de Cannes. A homenagem aconteceu no Museu do Louvre, em Paris, pouco antes da exibição de “O Agente Secreto”, filme que lhe garantiu o prêmio e que pode ser indicado ao Oscar.
Embora tenha sido anunciado como Melhor Ator no Festival de Cannes em maio deste ano, Wagner não pôde receber o prêmio na ocasião. Isso porque, após participar da exibição e de entrevistas sobre o filme, ele precisou retornar a Londres, onde gravava mais um longa internacional, “11817”, uma ficção científica dirigida por Louis Leterrier.
Por isso, a entrega da Palma de Ouro aconteceu agora durante uma sessão especial e gratuita do filme no museu mais famoso do mundo. Além da exibição, o ator foi homenageado em uma cerimônia especial organizada por Cannes, com a presença da presidente do júri, Juliette Binoche, e de colegas do elenco, como o diretor Kleber Mendonça Filho.
Wagner celebrou a conquista histórica, essa foi a primeira vez que um brasileiro venceu na categoria no prestigiado festival francês: “Obrigado! Cultura brasileira, cultura do Brasil. É pela nossa cultura, pelos que acreditam na cultura”, afirmou o artista, que vive “Marcelo” em “O Agente Secreto”.
Com estreia marcada no Brasil para novembro, o filme já passou pelo festival internacional e conta a história de um professor especialista em tecnologia que decide voltar a morar em sua cidade natal, mas acaba descobrindo que está sendo espionado em plena década de 1970. A produção já vem sendo apontada como uma possível indicada ao Oscar de 2026.