A Prefeitura de Terenos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Secretaria de Educação, deu início aos atendimentos na Sala ABA, voltada ao acolhimento e desenvolvimento de crianças da rede municipal de ensino com necessidades específicas.
A seleção das crianças é feita por meio de uma listagem encaminhada pela Secretaria de Educação, contemplando alunos com diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) e TEA (Transtorno do Espectro Autista). Após esse encaminhamento, é realizado o agendamento dos atendimentos. As sessões são conduzidas pelo psicopedagogo Celso Cavalheiro, utilizando a metodologia ABA – Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis), abordagem baseada em evidências, amplamente utilizada no apoio a crianças com TEA.
A Terapia ABA é estruturada e personalizada, com o objetivo de:
• Ensinar novas habilidades, como comunicação, socialização e autocuidado;
• Reforçar comportamentos positivos por meio de recompensas motivadoras;
• Reduzir comportamentos inadequados, como birras, agressividade ou autoestimulação excessiva;
• Promover maior autonomia e qualidade de vida. A secretária de Saúde, Aryanni Pâmmela Pulchério, destacou:
“Hoje demos início a um grande passo com os atendimentos na Sala ABA. A Análise do Comportamento Aplicada contribuirá diretamente para o desenvolvimento e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista e outras necessidades especiais. ” A implantação da Sala ABA reforça o compromisso da gestão municipal com a inclusão, o cuidado e a valorização de cada criança da rede pública de ensino