Eleito para a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores, o deputado federal Vander Loubet, diz que conversará com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) e com o ex-deputado federal Fábio Trad sobre as eleições de 2026.
Fábio assumiu em 2024, após concluir o seu terceiro mandato na Câmara Federal, a Gerência de Auditoria e Controle da Embratur, cargo que ainda mantém, no terceiro Governo Lula. Simone, que foi fiel da balança no segundo turno para Lula, assumiu um ministério.
Para Vander, eles serão importantes no próximo ano para construir novos espaços para o PT e diminuir sua rejeição em Mato Grosso do Sul. “Vou, junto com a bancada, abrir uma conversa com a Simone. Figura emblemática neste processo todo. Sentar com ela, de forma muito madura. Tenho a responsabilidade como presidente do PT, acima de qualquer projeto pessoal, de construir uma frente com Simone, Fábio e discutir ano que vem Senado. Antes de conversar com Riedel (governador Eduardo Riedel), procurar o Fábio para reafirmar o convite ao PT. disse ao portal Investiga MS.
Fábio há meses vem sendo sondado para se filiar ao Partido dos Trabalhadores. Nas últimas semanas, ele anunciou sua saída do PSD, partido que estava há anos e, no Estado, é comandado pelo seu irmão e senador, Nelsinho Trad. “O Fábio é um quadro importante para o PT. Se vai ser candidato a governo ou deputado, é outra história”, diz Vander Loubet.
Vander conquistou a presidência do PT neste último domingo. Na disputa pela liderança do partido, ele enfrentou Humberto Amaducci, defensor do rompimento com a gestão de Eduardo Riedel.
Na presidência do PT em Mato Grosso do Sul, o deputado quer fazer um pente fino para saber quem são os filiados; investir na formação política em todo o Estado, abrindo para novas lideranças; e ampliar a comunicação, para conectar os filiados como o conteúdo de interesse nacional.