Na última terça-feira (15), em Terenos, uma servidora da Unidade Básica de Saúde (UBS) foi brutalmente atacada por um homem com transtorno psiquiátrico. Após o episódio, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que as medidas legais e administrativas já foram tomadas e que irá reforçar a segurança nas unidades.
Segundo informou a secretária de Saúde Aryanni Pulchério, ainda no dia da ocorrência, a equipe da pasta atuou junto à Promotoria de Justiça para garantir a internação compulsória do agressor, que só poderia ser realizada com autorização judicial. O pedido foi aceito com urgência, e, ainda ontem (16), foi expedido mandado para a internação imediata, o que garantirá o recolhimento do paciente para tratamento adequado.
Além disso, a secretária anunciou uma mudança imediata no protocolo de segurança nas UBSs: a partir de agora, a equipe de vigilância terceirizada, que antes atuava apenas na entrada, passará a acompanhar pacientes com sinais de transtornos psiquiátricos durante toda a permanência deles na unidade, como forma de prevenção a novas ocorrências.
Outro ponto importante comunicado por Aryanni foi o alerta emitido aos diretores das escolas da cidade, pois o paciente em questão costumava circular nas imediações das unidades escolares. Diante de seu quadro de esquizofrenia e comportamento agressivo recente, foi feito um apelo para que todos redobrem a atenção e informem qualquer movimentação atípica.
“Estamos tomando todas as medidas cabíveis para proteger nossos profissionais e a população. Foi uma situação grave, mas agimos com rapidez e contamos com o apoio do Ministério Público e do Judiciário. Também estamos revisando nossos protocolos para garantir mais segurança nas unidades de saúde”, declarou a secretária.
A funcionária agredida segue em recuperação e recebeu apoio da equipe da UBS.