O empresário Marcelo de Carvalho, um dos donos da RedeTV!, gerou polêmica nas redes sociais nesta segunda-feira (14) ao relatar um assalto ocorrido com o irmão de seu filho mais velho em Barcelona, na Espanha.
Em uma sequência de publicações no X (antigo Twitter), ele associou o crime à imigração africana e criticou as políticas de acolhimento na Europa.
A fala polêmica de Marcelo de Carvalho
“Obviamente um sujeito de aparência africana, dos milhões que a Europa deixou entrar, deu uma trombada nele, arrancou o celular e saiu correndo”, escreveu Marcelo, ao comentar o episódio.
Na mesma postagem, afirmou ainda: “Ao invés de salvar os muçulmanos africanos, vão acabar com a Europa.”
Diante das críticas recebidas, o empresário voltou ao assunto pouco depois e rebateu: “É um sujeito de aparência africana. Poderia ser de aparência japonesa. Poderia ser de aparência eslava, poderia ser de aparência viking. Eita saco de gente chata”, postou, sem recuar das declarações iniciais.
Mais tarde, ele compartilhou um vídeo de uma advogada dos Países Baixos que se apresenta nas redes sociais como “escudeira da extrema direita”. Na gravação, a mulher fala sobre conflitos envolvendo a imigração e afirma que os problemas enfrentados não seriam causados pela “população branca nativa”.
Ao divulgar o vídeo, Marcelo reforçou seu posicionamento: “Para quem me pergunta do ‘obviamente’, ou porque não está a par da realidade ou porque quer lacrar. Favor assistir. Não retiro. Sou descendente de imigrantes. Adoraria se eles, como nossos antepassados, migrassem e quisessem construir, prosperar, se integrar. Não querem. Querem viver em comunidades, ditar seus próprios costumes, e sim, roubar, molestar.”
O empresário finalizou dizendo que quem discorda de sua opinião está “ou mal informado ou defendendo o indefensável”.