O município de Terenos está prestes a fazer história ao receber a primeira indústria farmacêutica de Mato Grosso do Sul. A instalação da unidade da IFA Ltda., empresa do grupo boliviano Laboratórios IFA S.A., marca um novo capítulo para o setor industrial do Estado e promete alavancar a economia regional. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2026.
O anúncio foi oficializado durante a reunião plenária do Conselho Regional de Farmácia de MS (CRF-MS), realizada em Campo Grande, e contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e da diretora técnica da IFA Ltda., Camila Tarifa.
“Terenos tem uma localização privilegiada, e foi exatamente por isso que um dos proprietários da empresa IFA nos procurou. Estamos falando de algo inovador, a primeira indústria farmacêutica de Mato Grosso do Sul será aqui, em Terenos, um marco para a nossa história, que representa geração de emprego, renda e desenvolvimento para toda a região. Nosso propósito é esse, fazer Terenos crescer, se desenvolver cada vez mais e garantir mais oportunidades para a nossa população”, detalha o prefeito de Terenos, Henrique Budke.
Com investimento estimado em R$ 45 milhões, a fábrica terá como foco a produção de fármacos em cápsulas gelatinosas para o mercado interno e exportação, incluindo medicamentos como óleo de chia, ibuprofeno, spirulina, meloxicam, picossulfato de sódio e nistatina. A expectativa é de geração de, pelo menos, 120 empregos diretos já na primeira fase de operação.
O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou a importância do empreendimento.
“É a primeira indústria farmacêutica instalada no Estado. Um passo importante para diversificar nossa matriz produtiva e agregar valor à nossa economia.”
Com essa iniciativa, Terenos se consolida como polo estratégico para o desenvolvimento industrial e a inovação em Mato Grosso do Sul, fortalecendo sua posição no cenário regional e nacional.