Terenos Carregando...

Primavera em MS começa com previsão de calor acima da média e chuvas irregulares

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

Os próximos meses devem ser marcados por temperaturas acima da média e chuvas irregulares em várias regiões do Estado durante a primavera, que inicia oficialmente nesta segunda-feira (22), às 14h19.

De acordo com o  Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), os volumes de chuva entre outubro e dezembro — que normalmente variam de 400 a 500 milímetros — poderão oscilar acima ou abaixo do esperado, dependendo da região. A única exceção é o sudeste do Estado, onde a previsão aponta para precipitações ligeiramente abaixo da média.

As temperaturas médias, por sua vez, devem se manter um pouco mais altas que o normal, o que pode gerar períodos de calor intenso, sobretudo quando houver ausência de nuvens e chuvas. Historicamente, outubro já é considerado o mês mais quente do ano em diversos municípios sul-mato-grossenses, tendência que deve se repetir em 2025.

Outro fator que pode influenciar o comportamento do clima é o fenômeno La Niña, com 71% de probabilidade de ocorrência no trimestre. Embora seus efeitos diretos sobre Mato Grosso do Sul sejam limitados, a expectativa é de que ele intensifique extremos climáticos, como estiagens mais prolongadas.

Com a combinação de calor elevado e chuvas irregulares, especialistas alertam também para o aumento no risco de queimadas durante a estação.

Compartilhar: