Terenos Carregando...

Ministério da Saúde confirma nove mortes e 47 casos de intoxicação por metanol no país

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

O Ministério da Saúde atualizou, nesta segunda-feira (20), o balanço sobre os casos de intoxicação por metanol relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas. Até o momento, 47 casos foram confirmados, enquanto 57 seguem em investigação e 578 notificações já foram descartadas.

O número de mortes confirmadas chegou a nove, sendo seis em São Paulo, duas em Pernambuco — no município de Lajedo — e uma no Paraná, em Foz do Iguaçu. Outros sete óbitos ainda estão sob investigação, distribuídos entre São Paulo (1), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1) e Paraná (1). Ao todo, 27 notificações de óbitos que estavam em análise foram descartadas.

São Paulo concentra a maioria dos casos

O estado de São Paulo lidera o número de ocorrências, com 38 casos confirmados e 19 ainda em investigação. Também foram confirmados cinco casos no Paraná, três em Pernambuco e um no Rio Grande do Sul.

O Ministério da Saúde reforça o alerta para que a população não consuma bebidas alcoólicas de procedência duvidosa e sempre verifique se o produto tem registro e rotulagem regular. A ingestão de metanol, substância altamente tóxica, pode causar cegueira, coma e morte, mesmo em pequenas quantidades.

As investigações sobre a origem das bebidas adulteradas seguem em andamento em parceria com as secretarias estaduais de Saúde e a Polícia Civil.

Compartilhar: