O sucesso “São Paulo”, da cantora virtual Tocanna, criada com inteligência artificial (IA), foi retirado de todas as plataformas de música por ordem de Jay-Z, autor de “Empire State of Mind”. O motivo é que a música de Tocanna usa um sample, ou seja, trechos da melodia e do refrão do clássico de Jay-Z, e o rapper exige ser creditado na faixa.
Um sample é quando um artista utiliza parte da música de outro em sua própria canção. Isso é comum na indústria musical, mas requer autorização do compositor original. Como Tocanna não tinha permissão para usar a melodia de “Empire State of Mind”, Jay-Z pôde pedir que “São Paulo” fosse retirada das plataformas digitais.
A música viralizou recentemente, principalmente no TikTok, Instagram e playlists de streaming, e seu refrão, “Na cidade de São Paulooooooooo” , virou marca registrada. Com a decisão de Jay-Z, o crescimento de Tocanna na internet foi interrompido, mostrando os limites legais do uso de músicas conhecidas por artistas criados por IA.
Gustavo Sali, designer gráfico de 25 anos e criador de Tocanna, disse ao G1 que se inspirou na obra de Jay-Z e admitiu sentir preocupação com a situação: “Com certeza, sinto receio”.