Terenos Carregando...

Laguna Carapã celebra 33 anos destaque na produção de soja

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

Laguna Carapã comemorou no domingo (27) seus 33 anos de emancipação político-administrativa em grande estilo, celebrando conquistas importantes para o município. Com 90% da cobertura de tratamento de esgoto já garantida e obras de pavimentação asfáltica e drenagem em diversas vias, a cidade vive um momento de grande desenvolvimento, impulsionado pelos mais de R$ 205 milhões investidos pelo Governo do Estado nos últimos dois anos.

As comemorações aconteceram no Parque de Exposições Colorindo Pezzarico e incluíram a tradicional Festa do Pé de Soja Solteiro, evento que integra o calendário oficial de Mato Grosso do Sul. O governador Eduardo Riedel, acompanhado da primeira-dama Mônica Riedel, secretários estaduais e parlamentares, prestigiou as festividades e destacou o salto de desenvolvimento que Laguna Carapã vem vivenciando.

“É sempre importante valorizarmos nossas tradições. Esta festa envolve o setor produtivo e toda a sociedade, não só de Laguna, mas da região. É uma celebração que contempla a nossa produção agrícola, a cultura e a união das famílias”, ressaltou Riedel. O governador ainda destacou a relevância dos investimentos na infraestrutura local, enfatizando a proximidade da universalização do sistema de esgoto.

O prefeito Itamar Bilibio também participou das comemorações e reforçou o compromisso da atual e das gestões anteriores em otimizar a aplicação dos recursos, que ultrapassaram R$ 120 milhões em investimentos municipais. “Se compararmos proporcionalmente com cidades maiores, o volume de recursos é muito expressivo”, destacou.

O concurso Pé de Soja Solteiro, uma das atrações mais tradicionais da festa, premiou o produtor que apresentou o pé de soja com o maior número de vagens com grãos. Além de ser um evento festivo e turístico, a competição reforça a importância econômica da soja para a região. Laguna Carapã possui 128.872,64 hectares dedicados à cultura do grão, com expectativa de produção de 41,47 sacas por hectare nesta safra, segundo a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS).

Com uma população de cerca de 6,7 mil habitantes distribuídos entre o município e os distritos de Carapã, Bocajá e Bom Fim, Laguna Carapã — cujo nome em guarani significa “Lagoa Torta” — segue firmando seu espaço como referência agrícola e exemplo de desenvolvimento no Estado.

Criado em 22 de abril de 1992, por meio da Lei nº 1261, com desmembramento de Ponta Porã, o município hoje comemora avanços concretos e novas perspectivas para o futuro.

Compartilhar: