Caso as articulações que ocorrem se concluam, os deputados federais do PSDB em Mato Grosso do Sul podem seguir para caminhos diferentes. Segundo o portal Investiga MS, Reinaldo Azambuja pretende distribuir o trio de deputados federais em partidos que podem compor a chapa eleitoral para 2026. Beto Pereira (PSDB) iria para o Republicanos, Geraldo Resende (PSDB) para o MDB e Dagoberto continuaria no PSDB.
O trio disputaria na mesma coligação, para tentar a reeleição de todos. Entretanto, a divisão nos partidos garantiria ao grupo o fundo eleitoral e tempo na propaganda do Republicanos, MDB e PSDB.
O grupo chegou a cogitar encaixar dois deputados em uma chapa e outro em uma aliada. Entretanto, o trio do PSDB não pretende acompanhar Reinaldo na filiação ao PL e no PP não há espaço para chegada de nenhum deles.
Além do trio, o grupo de Riedel e Reinaldo apostam na candidatura da deputada estadual Mara Caseiro, que deve acompanhar o ex-governador na filiação ao PL, para concorrer a deputada federal.
Reinaldo acerta os últimos detalhes para a filiação ao Partido Liberal, que deve ser anunciada em breve. Já Riedel sinalizou filiação ao PP, mas oficialmente afirma que ainda não decidiu o futuro político. Ele já foi convidado para se filiar ao PSD, que seria um dos partidos estudados pela coligação na estratégia de ter três partidos na coligação.