De acordo com informação publicada no Blog do Valdo Cruz, no G1, Eduardo Bolsonaro estaria boicotando a tentativa do governo brasileiro de negociar o tarifaço de Donald Trump, com as autoridades norte-americanas.
Nesta sexta-feira (25/7), uma comissão formada por senadores brasileiros seguiu para os Estados Unidos para abrir tratativas e tentar, de alguma forma, pressionar Donald Trump a rever a medida, que pode impor uma tarifa de 50% aos produtos brasileiros.
No entanto, e de acordo com o G1, “diplomatas brasileiros estão apreensivos” porque Trump “não autorizou a sua equipe abrir diálogo com o Brasil”.
A postura do presidente norte-americano, segundo o colunista, pode ter sido influenciada por Eduardo Bolsonaro e pelo blogueiro Paulo Figueiredo.
A recusa de Trump de abrir negociações com o Brasil foi também confirmada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, que está em missão na Organização das Nações Unidas (ONU).
Vital do Rêgo também ouviu que Trump não pretende e nem autorizou sua equipe a receber representantes brasileiros. Ao Blog de Valdo Cruz, o presidente do TCU informou que há um clima de “medo” na Casa Branca entre aqueles que poderiam interceder por uma negociação, mas ninguém, até este momento, teria coragem de desafiar Trump em favor do Brasil.
A comissão de senadores em missão nos Estados Unidos é chefiada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Ele espera, ao menos, conseguir adiar a data de início do tarifaço prevista para o dia 1º de agosto.
“Queremos também esclarecer o que o governo americano exatamente quer negociar, como eles não retomaram oficialmente as negociações, ninguém sabe exatamente os limites de Trump. Se ele realmente emperrou por questões políticas, de Bolsonaro, se tem a questão da nova moeda dos Brics, Irã”, disse ao G1.










