A população de Mato Grosso do Sul vai receber, neste sábado (27), uma mensagem de demonstração do novo sistema de alertas de emergência da Defesa Civil, transmitido diretamente para celulares com tecnologia 4G e 5G.
A ação faz parte da fase de implantação do “Defesa Civil Alerta”, ferramenta que enviará notificações instantâneas para aparelhos Android e iOS em situações de risco, como desastres naturais ou outras emergências.
Como funciona
O alerta aparecerá na tela do celular em formato de pop-up, sobreposto a qualquer aplicativo em uso, chamada telefônica ou até mesmo no modo silencioso. A mensagem só desaparece quando o usuário clicar em “OK”.
No teste deste sábado, o texto exibido será:
“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta”.
Não será necessário cadastro prévio para receber os avisos, que serão disparados automaticamente para todos os aparelhos compatíveis conectados às redes móveis nas áreas atingidas.
Tipos de alerta
O sistema conta com dois níveis de aviso:
-
Alerta Extremo: nível máximo, emitido em casos de severidade muito alta e urgência imediata. Será acompanhado por um som semelhante a uma sirene, mesmo que o celular esteja no silencioso.
-
Alerta Severo: indica risco elevado, mas com mais tempo para adoção de medidas de autoproteção. O aviso será acompanhado por um beep, similar ao de SMS, e não soará no modo silencioso.
Disponibilidade
Após o período de testes, o sistema começará a operar oficialmente em Mato Grosso do Sul no dia 1º de outubro. Ele vai complementar outros canais já utilizados pela Defesa Civil, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.
A iniciativa é uma parceria entre a Defesa Civil Nacional e a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, reforçando as ações de prevenção e mitigação de desastres no estado.