A Conmebol já definiu a cidade que sediará a final da Libertadores 2026: Montevidéu, no Uruguai. A decisão da Sul-Americana será em Barranquilla, na Colômbia. A capital uruguaia já havia sediado a final de 2021, justamente quando o Palmeiras derrotou o Flamengo na decisão.
Na capital uruguaia, o Estádio Centenário surge novamente como o plano principal. O histórico palco, que recebeu a final de 2021 vencida pelo Palmeiras sobre o Flamengo, foi o único candidato apresentado para 2026. Pesou a favor sua capacidade, a logística da cidade e a estrutura hoteleira.
A cidade havia sido a primeira a se colocar na briga pela final da Libertadores 2025. Só que perdeu espaço após a entrada tardia de Lima e Brasília, com a capital peruana confirmada como sede da decisão deste sábado (29/11), entre Flamengo e Palmeiras, válida pelo título que definirá o primeiro tetracampeão brasileiro.
Já a Sul-Americana de 2026 acontecerá em Barranquilla. O estádio Metropolitano Roberto Meléndez, casa do Junior e palco da seleção colombiana, surge como a opção preferida pela Conmebol pela infraestrutura, calendário e capacidade de mobilização local.
Em 2027, a entidade pretende recolocar Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na rota das decisões. A cidade seria sede da final da Sul-Americana deste ano, mas perdeu o evento por questões estruturais. A Conmebol quer dar nova oportunidade, desde que os ajustes necessários avancem.
Final 2025
Enquanto isso, o futebol sul-americano vive o clima de decisão em 2025. Neste sábado (29/11), Flamengo e Palmeiras se enfrentam às 18h (horário de Brasília), no Estádio Monumental de Lima, em busca do tetra da Libertadores.










