A Energisa Mato Grosso do Sul está promovendo, ao longo do mês de março, um mutirão de melhorias na rede elétrica de Rio Negro. As ações incluem manutenções preventivas, substituição de equipamentos e podas de árvores, com o objetivo de garantir mais qualidade, segurança e continuidade no fornecimento de energia para a população do município.
Trabalho contínuo para um serviço mais eficiente
De acordo com Weverton Couto Oliveira, gerente do Departamento de Construção e Manutenção da Energisa MS, a empresa realiza periodicamente inspeções, manutenções preventivas e corretivas para garantir que a distribuição de energia atenda de forma eficiente residências, comércios, indústrias e áreas rurais.
“Essas ações são parte do cronograma de manutenções previsto para o município de Rio Negro e região. É bem possível que a comunidade perceba uma mobilização maior de veículos e equipes da Energisa, e é importante que saibam que toda essa movimentação é justamente porque estamos trabalhando para melhor atendê-los”, explica o gerente.
As melhorias incluem inspeções em cabos, cruzetas, isoladores, transformadores e outros equipamentos, além da realização de podas corretivas, retirando galhos próximos à rede elétrica que podem comprometer o fornecimento de energia, principalmente em períodos de chuvas e ventos fortes.
“Nosso papel como distribuidora de energia é garantir a desobstrução do circuito, removendo aqueles galhos que estão próximos aos fios, oferecendo riscos à rede elétrica, principalmente nas ocasiões de chuvas intensas e ventos fortes. Isso porque, em situações de eventos climáticos severos, esses galhos podem ser lançados contra a fiação, ocasionando curto-circuito, rompimento de cabos e interrupção do fornecimento de energia”, destaca Weverton.
Uso de tecnologia para evitar desligamentos
Parte dos serviços será realizada por meio da Linha Viva, tecnologia que permite que as equipes realizem manutenções com a rede ligada, sem a necessidade de interromper o fornecimento de energia para os consumidores. Essa estratégia reduz impactos para os clientes e garante mais eficiência ao serviço.
Ações voltadas à sustentabilidade e consumo consciente
Além das melhorias estruturais na rede elétrica, a Energisa levará a Unidade Móvel Educacional para Rio Negro no mês de abril. Entre as iniciativas, a população terá acesso a palestras educativas, cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED e até sorteio de geladeiras e ventiladores mais eficientes para clientes cadastrados como baixa renda.
Combate ao furto de energia
Outra ação do mutirão é a fiscalização de medidores para coibir furtos de energia, realizada pelos técnicos da Energisa com apoio da Polícia Civil. Só em 2024, a empresa já identificou 11.888 irregularidades, o que equivale a 29,528 GWh de energia furtada, volume suficiente para abastecer aproximadamente 12 mil residências durante um ano.
Além de ser um crime, o furto de energia coloca em risco a segurança da população, podendo causar acidentes graves, quedas de energia e prejuízos financeiros tanto para os consumidores quanto para os cofres públicos.
Canais de atendimento
Os consumidores podem entrar em contato com a Energisa por meio dos seguintes canais:
Site: energisa.com.br
WhatsApp Gisa: (67) 99980-0698
Aplicativo: Energisa On
Call center: 0800 722 7272