Terenos Carregando...

Com julgamento de Bolsonaro, Governo Lula teme novas sanções dos EUA

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

Às vésperas do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia a possibilidade de os Estados Unidos imporem novas sanções ao Brasil, caso haja condenação no processo que investiga o plano de tentativa de golpe de Estado.

O julgamento está previsto para começar na terça-feira (2), às 8h (horário de Mato Grosso do Sul), na Primeira Turma do STF, e envolve Bolsonaro e outros sete réus.

A preocupação no Palácio do Planalto é de que a condenação do ex-presidente sirva como gatilho para uma escalada nas retaliações por parte do governo de Donald Trump, que busca a reeleição e tem se posicionado em defesa do ex-mandatário brasileiro.

Embora integrantes do governo neguem relação direta entre o julgamento e a recente decisão de iniciar processo de retaliação comercial contra os EUA, admitem que o movimento tem o objetivo de garantir respaldo legal e político para uma eventual resposta a novas penalidades por parte de Washington.

Compartilhar: