As fortes chuvas que atingem o Mato Grosso do Sul nos últimos dias provocaram uma série de prejuízos e levaram municípios a decretarem estado de emergência. Entre as cidades afetadas estão Rio Negro, Rochedo, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana e Terenos, onde equipes trabalham em regime de alerta para minimizar os danos e garantir a segurança da população.
Na manhã desta semana, o prefeito de Terenos, Arlindo Landolfi, iniciou o expediente concedendo entrevista à TV Morena (filial da Rede Globo), detalhando os impactos provocados pelo alto volume de chuvas no município. Durante a entrevista, o prefeito anunciou o decreto de estado de emergência, medida adotada em conjunto com a população, o Legislativo da Câmara Municipal e os secretários municipais, com o objetivo de acelerar as ações de resposta.
Segundo Landolfi, os principais problemas envolvem pontes destruídas, estradas danificadas, estruturas levadas pela força da água e travessias que apresentam risco de desabamento.
“Terenos conta com todo o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para fazermos o melhor pela nossa população. As equipes não vão parar; vamos permanecer ativos até que tudo esteja restabelecido”, afirmou o prefeito.
Uma das situações mais preocupantes foi registrada na divisa entre Terenos e Dois Irmãos do Buriti, onde uma ponte ficou severamente comprometida e precisou ser interditada por segurança. Apesar de a estrutura não ser de responsabilidade direta dos municípios, a equipe de trânsito e servidores da Prefeitura de Terenos estiveram no local para realizar a interdição e evitar acidentes.

Assim como Terenos, Aquidauana enfrenta um cenário crítico. A prefeitura informou que a Defesa Civil, as forças de segurança e o Executivo municipal atuam de forma integrada diante do risco de enchentes. O município já iniciou a remoção de famílias que solicitaram atendimento em áreas vulneráveis.
Em nota, a administração municipal destacou que segue monitorando o volume das chuvas, o nível dos rios e as condições de pontes e estradas, reforçando que as equipes trabalham *incansavelmente na recuperação de toda a infraestrutura afetada.
Rio Negro em alerta
O prefeito Henrique Zoe, de Rio Negro, também utilizou as redes sociais para atualizar a população sobre a situação do município, um dos mais atingidos pelas enchentes e pelo grande volume de chuva.
De acordo com o prefeito, a ponte sobre o Rio Negro, que dá acesso a diversas regiões, apresenta problemas nas cabeceiras. O gestor esteve pessoalmente no local acompanhado de sua equipe para realizar uma vistoria.
O município contabiliza cinco pontos submersos, incluindo trechos no Rio do Peixe, na região do Alto Hulk, na ponte do Córrego, na ponte do Rio Negro e na Estrada do Licor. A situação também preocupa em outras pontes menores e estradas vicinais.
Segundo Henrique Zoe, as equipes permanecem em alerta para executar manutenções emergenciais e elaborar um balanço geral dos danos.
“Estamos com nossas equipes mobilizadas para avaliar todos os pontos afetados e restabelecer a normalidade o mais rápido possível”, destacou.

Diante do cenário, as prefeituras reforçam o pedido para que moradores evitem áreas de risco e acompanhem os comunicados oficiais. A previsão de continuidade das chuvas mantém os municípios em estado máximo de atenção, enquanto o poder público intensifica os trabalhos para reduzir os impactos e garantir a segurança da população.










