Terenos Carregando...

Candidato mulçumano e socialista lidera pesquisas em Nova York e pode ser eleito prefeito

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

Os nova-iorquinos vão às urnas nesta terça-feira (4/11) para escolher o novo prefeito da maior cidade dos Estados Unidos. Entre os candidatos está o democrata Zohran Mamdani, deputado estadual de 34 anos, muçulmano e socialista declarado, que se tornou alvo de Donald Trump, que o chama de “comunista” e ameaçou cortar verbas federais para a cidade caso ele vença o pleito.

A eleição, que ocorre em um momento de crescente polarização política e crise econômica, é considerada um termômetro do descontentamento popular e da capacidade do Partido Democrata de renovar a liderança em Nova York. O pleito ocorre ainda em meio a um shutdown do governo federal, que já dura 34 dias e está prestes a se tornar o maior da história do país.

Confira os números de intenção de voto para a prefeitura de Nova York:

Zohran Mamdani (Democrata): 43%

Andrew Cuomo (Independente): 28%

Curtis Sliwa (Republicano): 10%

Eric Adams (Independente): 7%

Não sabem: 9%

Na reta final da campanha, o presidente Donald Trump intensificou a agenda de ataques contra Mamdani. No domingo (2/11), o mandatário o chamou de “comunista” e rejeitou comparações entre eles. “Ele é comunista, não socialista. É bem pior que um socialista[…] Sou muito mais bonito que ele, não?”, afirmou o republicano.

Compartilhar: