Em sessão a ser realizada nesta segunda-feira (18), a Câmara Municipal de Terenos irá analisar projetos voltados ao crescimento econômico.
Entre os destaques da pauta, está o o Projeto de Lei nº 022/2025, que atualiza as diretrizes do Programa de Incentivos ao Desenvolvimento Econômico e Social de Terenos (PRODESTE). A iniciativa visa oferecer benefícios a empresas interessadas em se instalar na cidade, como forma de estimular a geração de emprego e renda. Criado pelo prefeito de Tereno, Henrique Budke, o objetivo do programa de incentivos, é atrair empresas, gerar empregos e desenvolver a economia local.
Outro ponto relevante foi a votação do Projeto de Lei nº 024/2025, também de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a contratação de operação de crédito junto ao Banco do Brasil, com garantia da União. O projeto foi aprovado em regime especial de urgência, solicitado pelo prefeito e permitirá investimentos em infraestrutura e outras áreas estratégicas do município, como obras de pavimentação, recapeamento e drenagem, entre outras ações.
Também foram apresentados e encaminhados às comissões competentes os Projetos de Lei 025/2025, que concede doação de terreno e isenção de tributos à empresa Kurose Pré-Fabricados Ltda., no âmbito do PRODESTE. O Projeto de Lei Ordinária nº 025/2025, sancionado pelo prefeito de Terenos Henrique Budke, concede incentivos fiscais e a doação de área pública à empresa Kurose Pré-Fabricados Ltda, no âmbito do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Terenos (PRODESTE).
E a PL nº 026/2025, que concede também os mesmos benefícios à empresa Valdevino Novaes Neto, como parte do incentivo ao setor empresarial local.
O objetivo é incentivar o crescimento econômico da cidade, gerando empregos e movimentar a economia local. Em troca, a empresa precisa cumprir regras específicas. Se não cumprir, perde os benefícios e o terreno volta para a prefeitura.
A sessão ainda contou com a leitura da Indicação nº 077/2025, de autoria do vereador Silvio da Estação, que solicita junto a Secretaria de Obras, a revitalização das ruas da Vila Jamic (Zona Rural), especialmente das vias que ligam a localidade à BR-356, cujas propostas devem ser analisadas nas próximas reuniões legislativas.