Camapuã acaba de alcançar um marco histórico na área da cultura: é oficialmente o município número 1 do Brasil na execução dos recursos do Programa Nacional da Lei Aldir Blanc (PNAB). Além da liderança nacional, a cidade também ocupa o primeiro lugar no ranking da região Centro-Oeste e do estado de Mato Grosso do Sul, consolidando-se como modelo de gestão cultural eficiente e comprometida.
O reconhecimento veio após a retificação de um erro no envio do plano de execução por parte de Maceió (AL), que inicialmente ocupava o topo do ranking. Com isso, Camapuã, que já havia sido o segundo município do país a apresentar o plano para o segundo ciclo do PNAB, assumiu oficialmente a liderança nacional na execução dos recursos.
Com 100% dos valores recebidos investidos diretamente em artistas locais, produções culturais e valorização das expressões identitárias do município, o feito é resultado de um trabalho estruturado, marcado por planejamento, diálogo com os fazedores de cultura e total transparência na gestão pública.
Atualmente, Camapuã está representada no 2º Encontro Nacional de Gestores da Cultura, onde compartilha com gestores de todo o país sua experiência bem-sucedida, reforçando seu protagonismo na consolidação da cultura como vetor de desenvolvimento e inclusão social.
A conquista é reflexo de políticas sérias, gestão eficiente e valorização dos talentos locais, e posiciona o município como exemplo a ser seguido em todo o Brasil no que diz respeito à aplicação responsável de políticas públicas culturais.