Graças à adesão do município ao Programa Horário Estendido Noturno, do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a população de Bandeirantes conta com atendimento noturno em unidade básica de saúde.
A medida permite que a unidade de saúde funcione por mais 20 horas semanais no período noturno, das 17h às 21h, de segunda a sexta-feira, totalizando 60 horas de atendimento por semana. O objetivo é ampliar o acesso da população aos serviços do SUS, principalmente para quem trabalha durante o dia e não consegue ir ao posto de saúde em horário comercial.
A ação reforça o compromisso da gestão estadual em fortalecer a Atenção Primária à Saúde, garantindo mais acolhimento, qualidade no atendimento e cuidado contínuo às pessoas.
Além de Bandeirantes, outros dois municípios — Nova Alvorada do Sul e Brasilândia — também foram homologados nesta nova etapa do programa, que já está em vigor em diversas cidades do Estado.
Para manter o serviço funcionando, a SES prevê um repasse mensal de R$ 20 mil por unidade, pelo período de 12 meses. Ao todo, o investimento do Governo do Estado no Programa ultrapassa R$ 11 milhões.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o horário estendido nas unidades básicas ajuda a melhorar a cobertura de programas essenciais, como campanhas de vacinação e acompanhamento de doenças crônicas, além de reduzir a pressão sobre os serviços de urgência e emergência.
O Governo de Mato Grosso do Sul reforça que o foco é garantir saúde de qualidade e com mais acesso para todos, respeitando a realidade e as necessidades da população.










