Terenos Carregando...

Aos 93 anos, morre ex-presidente da CBF José Maria Marin

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

Morreu na madrugada deste domingo, 20, em São Paulo, o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin, aos 93 anos. A informação foi confirmada por familiares. Marin estava internado no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, e a causa da morte não foi divulgada. O velório será realizado durante a tarde, também em São Paulo.

Figura conhecida no futebol e na política, Marin teve uma trajetória marcada por altos cargos e também por episódios controversos. Advogado de formação, começou a carreira pública como vereador e deputado estadual por São Paulo nas décadas de 1960 e 1970. Durante o regime militar, chegou ao posto de vice-governador do estado, na gestão de Paulo Maluf. Em 1982, assumiu interinamente o governo paulista quando Maluf se licenciou para disputar eleições. À época, os governadores eram eleitos de forma indireta, por colégios eleitorais controlados por aliados do regime militar.

Junto com a atuação política, Marin se destacou como dirigente esportivo. Presidiu a Federação Paulista de Futebol (FPF) entre 1982 e 1988 e liderou a delegação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1986, no México. Chegou à presidência da CBF em 2012, após a renúncia de Ricardo Teixeira, e permaneceu no cargo até 2015, quando foi sucedido por Marco Polo Del Nero.

Foi durante sua gestão que foi inaugurada, em 2014, a nova sede da CBF, localizada no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O edifício foi batizado com seu nome na fachada. O nome foi removido ainda na gestão de Del Nero, em meio à repercussão negativa das investigações de corrupção que abalaram o futebol mundial. Mais tarde, na presidência de Rogério Caboclo, também foi retirada a placa com a dedicatória do interior do prédio. Atualmente, a sede exibe apenas o título “Casa do Futebol Brasileiro”.

Compartilhar: