A Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação da Polícia Científica, está reforçando o atendimento para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). O agendamento on-line para o mês de maio começa nesta segunda-feira (31), oferecendo 800 vagas diárias em Campo Grande e 1.300 no interior do Estado. Além disso, todas as sextas-feiras, vagas extras são liberadas para facilitar o acesso da população ao novo documento.
Mais vagas e atendimento reforçado
No Shopping Pátio Central, por exemplo, além das 386 vagas diárias, são disponibilizadas 500 vagas extras às sextas-feiras. “Estamos empenhados em garantir que todos os cidadãos tenham acesso ao novo RG. Por isso, ampliamos a oferta e seguimos estudando formas de melhorar ainda mais o atendimento”, afirma Daniel Ferreira de Freitas, diretor do Instituto de Identificação.
Para casos de urgência, quando não for possível realizar o agendamento on-line, o cidadão pode procurar diretamente um dos Postos de Identificação, apresentando a documentação necessária e comprovando a real necessidade do documento.
Documento moderno e seguro
A nova Carteira de Identidade Nacional substitui o número do RG pelo CPF como identificador único. O documento conta com QR Code e código MRZ (o mesmo usado em passaportes), dificultando fraudes e permitindo a verificação eletrônica da autenticidade. Também é possível incluir informações complementares, como tipo sanguíneo e dados de saúde.
Validade e gratuidade
A primeira via do novo RG é gratuita e válida em todo o Brasil. O prazo de validade varia conforme a idade:
5 anos para crianças de 0 a 12 anos
10 anos para pessoas de 12 a 60 anos
Validade indeterminada para maiores de 60 anos
A gratuidade para emissão da CIN segue até 2032, conforme determinação do Governo Federal.
Passo a passo para emissão do novo RG
Agendamento on-line – Acesse o site http://servicos.sejusp.ms.gov.br e agende gratuitamente.
Selecione a opção – Escolha entre “1ª ou 2ª emissão do RG” para iniciar o processo.
Escolha o posto de atendimento – Opte por um local próximo à sua residência.
Defina dia e horário – Selecione a melhor data e horário disponível.
Preencha os dados – Informe seus dados pessoais e insira os caracteres de segurança solicitados.
Confirme o agendamento – Um protocolo será enviado para o e-mail cadastrado, garantindo a marcação da sua emissão.