A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta segunda-feira (15) seu escolhido para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. Depois de uma grande divisão entre os especialistas e o público, “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, ficou com a missão de representar o país.
Os finalistas incluíam “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; “Manas”, de Marianna Brennand; “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho; “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro; e “Oeste Outra Vez”, de Erico Rass. A indicação da Academia é o primeiro passo para o cinema nacional voltar a brilhar na maior premiação do cinema mundial.
O filme agora enfrentará uma longa jornada, competindo com produções de todo o planeta para entrar na lista dos cinco indicados ao prêmio. Esse será um caminho intenso nos próximos meses, assim como aconteceu com “Ainda Estou Aqui”, que concorreu a Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional, categoria que levou a estatueta.