Terenos Carregando...

Com risco do aumento do preço, senadores dos EUA encaminham carta a Trump contra taxação ao Brasil

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

Senadores democratas enviaram nessa quinta-feira (24) uma carta ao presidente norte-americano, Donald Trump, em que contestam as tarifas de 50% impostas pelo país ao Brasil. No texto, os políticos acusam Trump de usar “a economia americana para interferir em favor de um amigo”, referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Escrevemos para expressar sérias preocupações sobre o claro abuso de poder presente em sua recente ameaça de iniciar uma guerra comercial com o Brasil. (…) Interferir no sistema legal de uma nação soberana estabelece um precedente perigoso, provoca uma guerra comercial desnecessária e coloca cidadãos e empresas americanas em risco de retaliação”, diz o texto, que foi escrito por 11 parlamentares da oposição.

Segundo os senadores, o tarifaço aumentaria os custos de vários produtos, como o café, e que os EUA importammais de US$ 40 bilhões por ano do Brasil.

“Usar todo o peso da economia americana para interferir nesses processos em favor de um amigo é um grave abuso de poder, enfraquece a influência dos EUA no Brasil e pode prejudicar nossos interesses mais amplos na região. (…) Uma guerra comercial com o Brasil também aproximaria o país da República Popular da China (RPC) em um momento em que os EUA precisam combater agressivamente a influência chinesa na América Latina”, diz o texto.

Nesta sexta-feira (25/7), uma comissão formada por senadores brasileiros seguiu para os Estados Unidos para abrir tratativas e tentar, de alguma forma, pressionar Donald Trump a rever a medida.

Compartilhar: