Terenos Carregando...

MS abre nova frente de cirurgias ortopédicas pelo SUS

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

As cirurgias ortopédicas realizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ganharam um novo reforço no Estado com a contratualização entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar de Costa Rica. O atendimento teve início na última segunda-feira (24), trazendo mais agilidade a procedimentos como prótese de quadril, joelho e reposição de ligamento e menisco.

Somente entre os dias 24 e 27 de março, foram realizadas 36 cirurgias. As avaliações começaram ainda no final de fevereiro, atendendo pacientes de Costa Rica e região.

Mais acesso e menos filas

De acordo com a Superintendente de Gestão Estratégica da SES, Maria Ângela Benetasso, a iniciativa integra o programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” e busca ampliar a oferta de serviços ortopédicos em todo o Estado. “A demanda por cirurgias ortopédicas é um desafio que temos enfrentado e, para acelerar a realização dos procedimentos, estamos contratualizando hospitais em diversas regiões. Dessa forma, garantimos que as cirurgias necessárias sejam realizadas mais perto da população”, destaca.

A estratégia também reforça o princípio da regionalização, fortalecendo os serviços de média complexidade em cidades estratégicas. Com isso, municípios como Costa Rica absorvem os atendimentos menos complexos, enquanto centros maiores, como Três Lagoas, concentram os casos de alta complexidade.

“A parceria com o Governo do Estado é fundamental para garantirmos atendimentos especializados aos nossos munícipes. Além de evitar deslocamentos, ampliamos o acesso a tratamentos necessários e reduzimos a demanda reprimida em nosso município”, ressalta o secretário municipal de Saúde de Costa Rica, Daniel Raykson Lemos Santos.

Atendimento oftalmológico

Além das cirurgias ortopédicas, Costa Rica também iniciou nesta semana atendimentos especializados em retina, dentro do Programa ‘MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila’. O objetivo é oferecer acompanhamento oftalmológico contínuo, evitando que pacientes precisem se deslocar para outras cidades.

Nos dias 22 e 23 de março, 86 pacientes passaram por avaliação de retina, com 47 deles realizando aplicações oculares. O serviço já é ofertado em Campo Grande, no Hospital São Julião, desde novembro de 2024, e será expandido para Fátima do Sul a partir de 4 de abril deste ano.

Os atendimentos incluem exames, injeções intravítreas, laser e procedimentos de vitrectomia, garantindo um tratamento completo para os pacientes. Com isso, o Governo do Estado avança na descentralização dos serviços de saúde e amplia o acesso da população a tratamentos essenciais.

Compartilhar: