Terenos Carregando...

Cazuza Além da Música: Globoplay lança no Dia Mundial de Combate à AIDS série sobre o ex-líder do Barão Vermelho

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

O Globoplay lança em 1º de dezembro a série documental “Cazuza Além da Música”, e um dos depoimentos mais fortes vem de quem dividiu palco, vida e criação com o cantor: Roberto Frejat. O guitarrista lembra não só os bastidores do Barão Vermelho, mas também a parceria afiada que ajudou a moldar o rock brasileiro.

Frejat fala com carinho e sinceridade sobre a fase em que Cazuza enfrentava a doença. “Quando o Caju, como era conhecido pelos amigos, me perguntou se ele deveria expor publicamente que estava doente, confesso que tive muito medo, mas falei que era uma decisão dele”, relembra o músico. “Em suas letras, é perceptível que ele saiu de uma pegada romântica para uma análise mais reflexiva sobre a vida, sobre o dia a dia, as pessoas e da própria iminência de morte. Tudo isso está em discos, especialmente ‘Ideologia’, que é um disco forte, de uma forma bem articulada”, completa.

A docussérie chega no Dia Mundial de Combate à AIDS e não por acaso. Em quatro episódios, o primeiro liberado para não assinantes, a produção revisita a coragem de Cazuza ao assumir a AIDS em um período de desinformação e preconceito. O material usa imagens de arquivo e depoimentos inéditos de amigos e familiares para reconstruir a trajetória do artista e, ao mesmo tempo, tocar na ferida do conservadorismo atual e dos desafios ainda presentes no enfrentamento ao HIV.

Com direção de Patrícia Guimarães e produção da Conspiração, “Cazuza Além da Música” reforça a força de um artista que não fugia do risco, nem na arte nem na vida. E mostra que sua mensagem segue urgente: respeito, liberdade e dignidade não são causas de uma época, mas de sempre.

Compartilhar: