Terenos Carregando...

Saúde de MS reforça diagnóstico do câncer de mama com entrega de novos mamógrafos a municípios do interior de MS

Facebook
WhatsApp
Telegram
Threads

Como parte das ações do Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES) iniciou a entrega de mamógrafos de última geração para fortalecer a rede de diagnóstico precoce do câncer de mama no interior do Estado. Ao todo, o investimento soma R$ 3,84 milhões, demonstrando o compromisso do Governo do Estado com a saúde da mulher.

Os primeiros equipamentos já estão sendo instalados nas unidades de saúde dos municípios de Coxim, Corumbá e Jardim. A cidade de Ponta Porã também será contemplada em uma etapa adicional, com investimento específico de R$ 1,65 milhão.

Locais que receberão os novos mamógrafos

Município Unidade de Instalação
Coxim Policlínica Lourdes Fontoura
Corumbá Centro de Saúde da Mulher Dr. Nicolau Fragelli
Jardim Unidade Básica de Saúde Nestor Pereira
Ponta Porã Núcleo Ampliado de Saúde Sonia Cintas (investimento adicional)

Segundo a superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, os novos equipamentos vão ampliar o acesso ao exame de mamografia e reduzir o tempo de espera na rede pública.

“Essas entregas representam mais acesso e mais dignidade para as mulheres sul-mato-grossenses. Garantir o cuidado integral à saúde da mulher é uma prioridade da SES”, destacou.

A gerente de Atenção à Oncologia, Michele Martins, reforçou a importância da iniciativa em meio à campanha do Outubro Rosa.

“Quanto mais cedo a doença é diagnosticada, maiores são as chances de tratamento eficaz e qualidade de vida para a paciente”, afirmou.

Para assegurar a qualidade dos exames realizados com os novos aparelhos, a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária realiza inspeções periódicas em todos os mamógrafos ativos do Estado. São verificados laudos técnicos, simuladores de imagem e documentos sanitários.

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com 50 serviços ativos de mamografia, entre públicos e privados, além de quatro temporariamente paralisados.

A gerente de Serviços de Saúde, Aline Schio, explica que os novos equipamentos trazem tecnologia mais precisa:

“O monitoramento da qualidade da imagem garante diagnósticos mais seguros para as mulheres, evitando repetição de exames e garantindo confiança nos resultados”, destacou.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo e é também a principal causa de morte por câncer entre o público feminino. Em Mato Grosso do Sul, a SES deve publicar nas próximas semanas um Boletim Epidemiológico sobre a doença com dados atualizados por região de saúde.

Com a entrega dos novos mamógrafos, a SES reafirma seu compromisso com políticas públicas de prevenção e cuidado contínuo, promovendo mais acesso e qualidade no atendimento à saúde da mulher em todo o Estado.

Compartilhar: