A Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Cvisa) da Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem realizado uma série de reuniões técnicas com equipes de prefeituras interessadas em reformar e ampliar hospitais municipais. O objetivo é garantir que os projetos sigam normas de segurança, funcionalidade e qualidade, prevenindo problemas futuros e fortalecendo a rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Vigilância Sanitária, a análise de projetos de engenharia — seja para construção, reforma ou ampliação — é uma etapa fundamental para reduzir riscos de contaminação e infecções hospitalares, além de assegurar o cumprimento de direitos de pacientes, como privacidade e acessibilidade.
Durante os encontros, as equipes municipais recebem suporte especializado das gerências de Apoio aos Municípios, de Engenharia e Análise de Projetos Arquitetônicos e de Alimentos em Serviços de Saúde. O trabalho conjunto permite identificar falhas antes do início das obras e propor soluções adequadas, evitando retrabalhos e garantindo ambientes mais seguros e funcionais.
Segundo Matheus Pirolo, gerente de Apoio aos Municípios, a atuação preventiva da Vigilância tem papel estratégico no fortalecimento da regionalização da saúde.
“A reforma e a ampliação desses hospitais locais permitem que a atenção especializada fornecida pelo SUS esteja mais próxima de onde mora o cidadão. As orientações técnicas repassadas agilizam o processo de melhoria da infraestrutura e contribuem para uma saúde pública mais eficiente”, explica.
Prefeituras como as de Sonora, Bela Vista e Porto Murtinho já estão recebendo o suporte da Cvisa para qualificar seus projetos. A prefeita de Sonora, Clarice Ewerling, destacou a importância do acompanhamento técnico para a reforma e ampliação do Hospital Rachid Saldanha Derzi.
“Com as orientações técnicas recebidas, foi dado um passo importante para agilizar a reforma e ampliação do hospital de Sonora”, afirmou.
Em Bela Vista e Porto Murtinho, os prefeitos Gabriel Boccia e Nelson Cintra também participaram de reuniões na sede da Cvisa, onde receberam instruções detalhadas para adequar seus projetos às exigências sanitárias.Etapa preventiva que evita problemas futuros
A análise prévia feita pela Vigilância Sanitária é considerada uma etapa essencial de prevenção. Com ela, os municípios conseguem corrigir problemas de estrutura antes das obras, garantindo hospitais mais seguros, acessíveis e preparados para atender a população com qualidade.
Atualmente, estão em análise na Cvisa projetos arquitetônicos dos hospitais de Bela Vista, Porto Murtinho e Sonora, que buscam modernizar seus serviços e ampliar a capacidade de atendimento local.










