Uma reportagem do jornal norte-americano The New York Times sobre o julgamento de Jair Bolsonaro (PL), publicada nesta sexta-feira (12), afirma que o Brasil teve sucesso onde os Estados Unidos fracassaram, ou seja, em punir um ex-presidente por tentar se manter no poder a qualquer custo. A crítica é direcionada aos atos cometidos pelo presidente Donald Trump, que teve atitude análoga a de Bolsonaro após perder as eleições nos Estados Unidos, em 2020.
“Esses acontecimentos (julgamento de Bolsonaro) contrastam fortemente com os Estados Unidos, onde o presidente Trump, que também tentou reverter uma eleição, não foi preso, mas retornou à Casa Branca”, publicou The New York Times.
O jornal também criticou o tarifaço imposto ao Brasil por Trump.
“Na prática, o governo dos EUA está punindo os brasileiros por fazerem algo que os americanos deveriam ter feito, mas não fizeram: responsabilizar um ex-presidente por tentar reverter uma eleição”, publicou em referência à invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro em 2021, por apoiadores de Trump. O presidente norte-americano não foi responsabilizado juridicamente pelo incidente.
Na quinta-feira (11), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria em favor da condenação de Jair Bolsonaro no processo dos atos golpistas. Os ministros fixaram pena de 27 anos e 3 meses de prisão ao ex-presidente.