O advogado e ex-deputado federal Fábio Trad oficializou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) neste sábado (30), durante o Encontro Estadual da legenda em Campo Grande (MS). O ato, carregado de simbolismo político, marca um momento de fortalecimento interno do partido sob a nova presidência estadual do deputado federal Vander Loubet.
Para Trad, a entrada no PT representa um “reencontro de identidade”. Em sua fala durante o evento, ele destacou que a trajetória política que construiu — mesmo em partidos como PMDB e PSD — sempre teve vínculos com a esquerda. “Eu me sinto como se estivesse nesse processo de evolução, de maturação da minha jornada política, reencontrando a minha verdadeira identidade”, afirmou.
O ex-deputado também reforçou sua disposição para contribuir com o partido. “Venho primeiro para aprender; segundo, para conviver; e terceiro, para decidir em conjunto”, declarou, enfatizando que seu objetivo inicial não é disputar cargos, mas colaborar com o fortalecimento do projeto petista no estado e no país.
Apesar disso, seu nome já começa a ser especulado como possível candidato para 2026 — inclusive para o governo de Mato Grosso do Sul. Trad, no entanto, mostrou cautela e indicou preferência por uma eventual candidatura à Câmara dos Deputados. “Sou recém-filiado, então é preciso saber se eles querem que eu seja candidato”, ponderou.
O presidente estadual do PT, Vander Loubet, destacou que a filiação de Fábio Trad não tem como condição nenhuma candidatura imediata. “O Fábio não tem compromisso nenhum de ser candidato a governador nosso, mas é também um nome que as pessoas começam a discutir, a debater”, afirmou.
A filiação de Trad é vista como um movimento estratégico para ampliar o diálogo do PT com setores moderados e qualificados do campo progressista. Já a condução de Vander Loubet à presidência do diretório estadual simboliza a tentativa do partido de consolidar uma liderança unificadora e com capilaridade em todas as regiões do estado.
Com Lula como prioridade para 2026, o PT de Mato Grosso do Sul começa a traçar sua rota. E o reencontro de Fábio Trad com suas raízes políticas — agora sob a coordenação de Vander Loubet — pode ser um sinal de novos tempos para a legenda no estado.