A Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) reafirmou seu compromisso com as políticas de proteção e combate à violência ao assinar, nesta quarta-feira (27), o termo de adesão ao Plano de Metas Municipal. O documento, que integra o programa estadual Protege, foi firmado durante o evento “Por Elas, Proteção de Todos os Lados”, realizado em Campo Grande, e contou com a participação do tesoureiro-geral da entidade, prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan, representando a instituição.
O Plano de Metas orienta as prefeituras a definirem ações concretas, com orçamento próprio, para fortalecer as redes de proteção às mulheres e meninas em situação de violência. Atualmente, 58 municípios sul-mato-grossenses já aderiram à iniciativa, o que representa mais de 80% das cidades do Estado.
“É um orgulho saber que já ultrapassamos 80% de adesão. Tenho muito orgulho de fazer parte dessa classe de prefeitos que, mesmo em tempos de crise e dificuldade, mantém o cuidado com os investimentos. Todos entenderam a importância desse compromisso e se dispuseram a investir nessa causa tão essencial”, destacou José Natan.
O tesoureiro-geral da Assomasul, José Natan, representou a entidade no ato de assinatura do termo de adesão ao Plano de Metas Municipal, reforçando o compromisso dos municípios com a proteção das mulheres e meninas/ Foto: Edson Ribeiro
Durante o evento, o Governo do Estado anunciou um pacote de medidas para ampliar a rede de enfrentamento à violência. Entre elas, a municipalização do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, à Criança e ao Adolescente em Situação de Violência (CEAMCA), que passará a funcionar de forma descentralizada em 12 municípios: Alcinópolis, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Costa Rica, Japorã, Mundo Novo, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Selvíria, Sonora e Rio Brilhante. O investimento soma R$ 2,3 milhões.
“O repasse aos municípios é um apoio do Governo do Estado, mas a iniciativa é de cada prefeito e prefeita. Nosso papel é oferecer o mínimo necessário para estruturar e ampliar essa rede de proteção, garantindo espaços adequados para atendimento. Assim, vamos fortalecendo a rede, que não se resume à estrutura física, mas também ao acolhimento e à proteção efetiva”, destacou o governador Eduardo Riedel.
O governador Eduardo Riedel apresentou a plataforma de inteligência artificial Vitória, reafirmando o apoio do Governo do Estado ao uso da tecnologia como aliada no enfrentamento à violência contra mulheres/ Foto: Edson Ribeiro
Outra novidade foi a apresentação da plataforma VITÓRIA, um sistema de inteligência artificial desenvolvido para oferecer informações seguras e personalizadas às mulheres em situação de violência. O recurso orienta sobre tipos de agressão, direitos previstos em lei e serviços disponíveis em cada região. O atendimento é feito pelo número (67) 3348-6657.
Com a assinatura do termo, a Assomasul reforça a parceria com o Governo do Estado e o compromisso municipalista de atuar em conjunto para garantir mais proteção, acolhimento e direitos às mulheres e crianças de Mato Grosso do Sul.