Nesta quinta-feira (04), uma ação realizada entre a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, em parceria com a Suzano e com apoio do Governo do Estado, oficializou a inauguração de importantes obras de infraestrutura e lançou o Programa de Apoio à Gestão Pública – Ribas 100 Anos, iniciativa que vai fortalecer a capacidade administrativa do município e apoiar o planejamento estratégico para as próximas décadas.
O vice-governador Barbosinha, destacou que a agenda simboliza mais do que obras: trata-se de preparar Ribas para o futuro.
“Essas entregas mostram que quando há parceria e planejamento, o desenvolvimento chega de forma concreta para a população. Não se trata apenas de infraestrutura, mas de preparar Ribas para ser um exemplo de cidade sustentável, inclusiva e com qualidade de vida. O Governo do Estado seguirá lado a lado com a população para garantir que esse crescimento seja equilibrado e duradouro”, afirmou.
O pacote de melhorias também se soma aos investimentos diretos do Governo de Mato Grosso do Sul na região, que contemplam ações de saneamento básico, duplicação da rodovia que liga Campo Grande a Ribas do Rio Pardo, habitação e obras de infraestrutura urbana. Esses aportes integram a estratégia de consolidar o município como polo de desenvolvimento sustentável, fortalecendo a logística, a qualidade de vida e a capacidade de atração de novos empreendimentos.
Entre as melhorias entregues pela Prefeitura e Suzano, estão o novo acesso pela avenida Nelson Lyrio, com recapeamento em 120 metros de extensão; a construção de uma rotatória para melhorar o tráfego de veículos e a implantação de uma travessia com bueiro celular de 71 metros de comprimento, equipada com dissipador de energia para evitar alagamentos. A entrega inclui ainda obras de macrodrenagem e bacia de amortecimento no Bairro Santo Antônio, além de áreas de lazer, playground e espaços esportivos.
A parceria com a Suzano também se reflete na habitação. A empresa investe na construção de 954 casas destinadas a colaboradores em Ribas do Rio Pardo, ampliando o acesso a moradia digna e estruturada. O conjunto habitacional soma-se ao pacote de obras como mais uma ação que transforma o município em referência de desenvolvimento aliado à qualidade de vida.
O vice-presidente da Suzano, Ayres Ribeiro, lembrou a dimensão do projeto de celulose instalado no município e a importância da cooperação com o poder público.
“Foram quase R$ 23 bilhões em investimentos e 12 mil trabalhadores envolvidos. Nada disso seria possível sem a parceria do Governo, da Assembleia Legislativa, da Prefeitura e, principalmente, dos colaboradores que hoje residem e acreditam em Ribas. Esse projeto mostra que desenvolvimento econômico e sustentabilidade podem caminhar juntos”, afirmou.